O que eu aprendi quando fiz 30 anos, mas eu gostaria de ter aprendido aos 20!
Sabe aqueles conselhos que podem transformar sua história? O quanto antes você internalizá-los, melhor será.
Eu fiz 30 anos, e a despedida da casa dos 20 foi um pouco dramática (eu diria). Minha vida mudou radicalmente no último ano, principalmente porque eu virei mãe, acredito que esse tenha sido um fator de maior peso para essa reflexão.
Eu sei que muitas pessoas vão dizer por aí: ‘você não deve se arrepender de nada’, ‘tudo que você passou te construiu’.
Mas a bem da verdade é que eu não me orgulho muito das minhas construções com 20 anos, e meu foco principal é mudar isso a partir de agora.
Para isso, fiz algumas reflexões em formato de conselhos, que podem ajudar quem está passando por isso ou servir de inspiração para que não cometa os mesmos erros.
Vamos lá! (:
#1 Eu sempre ouvi que a maternidade estragava nossa vida pessoal e profissional. E a verdade é que, ela não é nada fácil e não somos preparadas nem um momento para isso, mas te faz amadurecer e a focar no que realmente importa.
#2 Com 20 anos nos achamos invencíveis e inabaláveis, por isso fazemos muitas coisas sem sentido e perdemos tempo com o que não importa. Aos 30, vamos nos arrepender disso.
#3 Você pode ser a pessoa que se orgulha da sua trajetória ou se arrepende, e aos 20 anos sequer pensamos nisso. Resultado: aos 30, eu acabei me arrependendo.
#4 A vida social pode ser legal mas te distrai! (a maioria das pessoas
#5 Ter amigos que alimentem sua fé é fundamental. Aos 20, acabamos focando tanto em baladas que vamos ficando com a alma vazia. Geralmente, não vem nada de bom desses momentos.
#6 Se cure das suas feridas emocionais e familiares o quanto antes! Seus pais não têm culpa, eles deram o melhor deles (mesmo que tenha sido ruim), foque no seu processo de cura e torne isso combustível para crescer.
#7 Autoconhecimento é tudo! Aos 20 anos podemos (e devemos) diversificar nossas experiências. Esse é o momento de testar coisas diferentes. Troque de curso, empreenda, faça trabalho voluntário. Só assim você descobrirá o que gosta!
#8 Evite o álcool! Álcool não é saudável, fazemos muitas coisas erradas, acaba com nossa inteligência, nos deixa ansioso e não te leva a lugar nenhum. A maioria das pessoas estão virando alcoólatras muito cedo (e nunca vão admitir!).
#9 Faça qualquer arte marcial! Isso te ensina sobre disciplina e, geralmente, é o único esporte que te desliga de verdade do mundo. Além de te dar muita confiança. Só faça!
#10 A decisão mais importante da sua vida é com quem você vai casar. Nunca escolha um homem pensando que vocês são parceiros de farra. Avalie como ele lida com seus problemas, quais hábitos ele carrega, qual é a história de vida dele, o que ele construiu. Na hora que a pressão de um filho pegar, ele será o primeiro a pular fora!
#11 Trabalhe como garçom, vendedor de loja, qualquer coisa que te ensine sobre vendas e destrave esse medo.
#12 Com 20 anos você não é mais adolescente. Encare isso com responsabilidade, você pode ser jovem mas todas escolhas estúpidas que você tomar nesta fase terão consequências lá na frente.
#13 Você não é grande coisa se a sua vida se resume em farra. Na verdade, você só faz parte de uma geração de pessoas frustradas que precisam se juntar para beber e esquecer dos problemas. Quanto mais fizer isso, mais ensinará o seu cérebro que é assim que resolve os problemas e no final, vai virar uma bola de neve!
#15 Durma cedo e acorde cedo. Esqueça isso de ser noturno, regule seu sono! É fundamental para tomar boas escolhas ao longo do dia!
#16 Saia da barra dos seus pais o quanto antes! De preferência, more em outro estado. Nossos pais nos amam tanto que acabam dificultando nosso processo de amadurecimento.
Amadurecer é uma dádiva, colocar para fora todas essas pequenas frustrações é como uma sessão de terapia. Que se você nunca fez, considere!